Moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, sofrem ofensiva da PM e ameaças do prefeito

Fonte: Portal do PSTU

Na madrugada desta quinta-feira (5/01) os moradores da Comunidade do Pinheirinho, em São Jose dos Campos, foram surpreendidos, por volta das 5h30 da manhã. Uma mega operação policial foi implementada deixando a todos perplexos. Com a justificativa de que buscavam apreender drogas, armamentos e possíveis foragidos da justiça, a polícia impõe o pânico na comunidade que vive apreensiva nos últimos meses com a possibilidade da reintegração de posse que está em andamento na justiça.

Esta operação policial, apesar da justificativa oficial, tem o claro objetivo de intimidar a Comunidade do Pinheiro e legitimar perante a sociedade de São Jose dos Campos uma ação covarde de desocupação daquele terreno. Visa atender também aos interesses do prefeito Eduardo Cury (PSDB), um velho aliado de mega-especuladores da região.

A ocupação Pinheirinho surgiu do grande déficit habitacional em São José dos Campos (SP). São 9 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, que ocupam, desde 2004, uma área até então abandonada, que era de propriedade de Naji Nahas.

Depois que a Juíza Márcia Faria Mathey Loureiro determinou a reintegração de posse à massa falida da Selecta de Naji Nahas, o clima na comunidade é de Pânico. Para os moradores essa decisão da juíza é bastante estranha, já que a legalização da comunidade e a transformação do local em um bairro estava encaminhada junto aos órgãos competentes.

O resumo de tudo isso é de que o governo não tem política habitacional que atenda a população sem moradia. Cerca de 2000 famílias ocupam, há oito anos, um terreno que pertence à massa falida de uma empresa de Naji Nahas, cuja a escandalosa biografia dispensa comentários. Agora, uma juíza inexplicavelmente concede a reintegração de posse desse terreno e a prefeitura se coloca explicitamente contra a vida dos moradores deste bairro.

Vale registrar que órgãos do Governo do Estado já se manifestaram em favor da regularização da ocupação e o assessor da Secretaria Geral da Presidência, Wlamir Martines, condenou a possível desocupação da área e reafirmou o interesse do governo na aquisição da gleba. Ele afirmou que, em um caso de emergência, irá acionar a Secretária Nacional de Direitos Humanos para intervir e evitar a desocupação.

A CSP-Conlutas continuará dando irrestrito apoio aos moradores da Ocupação Pinheiro e se somará as ações de resistência e luta em defesa do direito a moradia, bem como exigindo, de todas as esferas governamentais, que evitem uma possível tragédia às vidas dos moradores e familiares dessa área. Solicitamos às entidades que enviem moção em solidariedade à comunidade e de repúdio à ação da polícia.

Compartilhar/Favoritos

8 comments to Moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, sofrem ofensiva da PM e ameaças do prefeito

  • Ana

    SE VOCÊS ESTÃO A FAVOR DESSE DESSES INVASORES LEVE ELES PARA MORAR NA CASA DE VOCÊS OU ENTÃO PARA SEREM SEUS VIZINHOS.

  • pixote

    Eu acho q muita gente fala de mais e pouco faiz muitos dircriminam mais nao sabe o q e ser pobre e sofrer com as injustica cego e aquele com mente racista q ve graca na acao covarde da policia la dentro daquele acampamento tem gente errada sim como tem em todos os lugares assim como tem um monte de bosta q ta ai no poder e nao respeita ninguem mais ali tambem tem muita gente de bem trabalhador q nao teve oportunidades tem criancas tem mulheres enfim tem vidas vejo varias pessoas diariamente especulando e falando facil e falar quero ver estar na pele muitos q falam e pirque tem um teto e nao passa dificuldades como muitos nao so dali mais como de varioe lugares ai a fora asociedade nao ajuda nem a si propria sente prazer com o tombo do proximo distribuicao de renda e piada de moradia nem se fala o prefeito so atende aos interesse da burguesia da cidade so lembra da parte escluida na epoca de eleicao pra pedir voto ficar 4 anos e fazer nada como foi esses ultimo 8 anos de governo afinal isso e o lugar onde vivemos o inferno e aqui nao existe outro lugar e so Deus pra ajudar.

  • Estamos em terreno fértil de muitas geração e precisamos agir com urgência, estamos cada dia mais longe de nossa segurança social e urbana não existe almoços grátis! Desta forma o que farremos? Mutirões, parcerias, política e organização. Não podemos esmorecer, temos Raquel Rolnick que vem com grande abrangência em parceria desta nossa sociedade que garimpa o isolamento ou apenas acomodação. Antes de mais nada perdemos para nos mesmos onde mora sua observação. É desta ferramenta que você tem que lembrar e encorporar suas ações eleições! É o mendigo que tem que receber sua consideração é o que se parece com você. Vamos retirar a bancada Ruralista e escolher com propriedade. Nós somos completos… Partidos demagogos PSDB,PSB,PTB,DEM,PL,PP,PMDB e outros são 28 partidos e temos 26 estados! Promova o dialogo entre os integrantes e discutam sua preocupação e forme opinião…

  • daniel de araujo

    PINHEIRINHO\SJC E A LIDERANÇA EVANGÉLICA FIADA

    Varias e várias vezes meus ouvidos serviram como encosto para uma conversa que hoje indiscutivelmente converteu-se numa CONVERSA FIADA, refiro-me a tão comentada MISSÃO INTEGRAL, que a partir desse ponto usarei apenas a formatação minúscula para me dirigir à mesma. Para aqueles que não sabem ou já se esqueceram do real e verdadeiro significado dessa ação, que alcançou maior motivação no ano de 1974 na pequena cidade de Lausanne\Suíça, e que envolve ou deveria envolver de fato a igreja evangélica, missão integral é, simples e definida como: o serviço da igreja cristã que leva às pessoas o evangelho transformador de Cristo, e também ação social que busca dar a cada uma delas a dignidade que o próprio Criador através de seu amor demonstrou e ofereceu-lhes.

    Acontece que líderes, pastores, professores e contadores de história (cristãos) pouco ou quase nada fizeram, ou fazem, para que essa missão integral aconteça e, ninguém precisa viajar para tão longe para ver se essa afirmação é verdadeira, haja vista que o assentamento PINHEIRINHO\SJC esta tão próximo de várias e várias igrejas conhecedoras dessa missão! O Pinheirinho é, o que chamo aqui de pessoas rejeitadas, igreja abandonada. Acontece também que estamos rodeados por muitos e muitos contadores de histórias que se lambuzam em salários gordos e carrões de luxo, e por tanto, atarefados demais com suas agendas superlotadas de compromissos de “pregar aqui, pregar ali”.

    Penso com as palavras de Roland Allen: “A obrigação de pregar o evangelho não depende da letra, mas do Espírito de Cristo; não do que Ele ordena, mas sim do que Ele é, e o Espírito de Cristo é o Espírito de amor, da compaixão, e do anelo de Deus por aqueles que estão afastados dele”.

    Busquemos em Deus sermos menos ignorantes do que aqueles que invadem terras “abandonadas”, porque talvez nunca nos vimos na situação deles. Busquemos em Deus menos insensatez uma vez que, por descuido e muito saber, nossas bocas afirmam estupidamente que os do Pinheirinho são na sua maioria: bandidos, marginais e gente desocupada. O que eles são na verdade, éramos nós antes de conhecermos o amor de Deus expressado na pessoa do Senhor Jesus Cristo que nos transformou e quer transformá-los também. Para tanto, contemos menos histórias!

    daniel der araújo

  • Bom

    Tirar esse povo de la é dar tiro no proprio pé. Pra onde vai todo esse povo? Quem vai sofrer com isso é a cidade e não os politicos com seus carros blindados e mansões compradas com a propina dos mega especuladores.

    Estamos vendo a volta da ditadura militar disfarçada de civil. Em São Paulo temos uma policia incompetente e super violenta contra trabalhadores.

    Ve se tem juiza ou prefeito interessado em tirar os viciados e flanelinhas das ruas que tanto infernizam o povo honesto? Com eles ninguem mexe ne?

    É que o povo não financia campanha de ninguem, mas o Naji Nahas financia e muito.

  • BRUNO

    Acho que a prefeitura deveria oferecer transporte e passagem para esse povo do pinheirinho voltar para casa deles, a maioria não é de sao jose dos campos e quem é tem casa em outro lugar alugada e está lá querendo ver se ganha alguma coisa no boi… Os lideres desse movimento deveriam ser presos já q estão atissando a violencia onde já se viu se aramarem mostrar as caras queimar onibus carro e ainda ficar na terra roubada não pagou não é de vcs ! não está no nome de nenhum de vcs não são donos !

    É POR ISSO Q NA EPOCA DA ANGELA ALEM DELA SAIR DA PREFEITURA NUNCA MAIS GANHOU NADA ELA FAVORECEU O D. PEDRO NA EPOCA

    E QUEM ENTROU NO LUGAR DELA FOI EMANUEL OTIMO PREFEITO A CIDADE CRESCEU E OS INVASORES VOLTARAM PRA SUAS CIDADES E VENDERAM A TROCO DE BANANA A CASA INVADIDA NA EPOCA

    PREFEITO CURY TOTAL APOIO DOS MORADORES DA CIDADE DE SAO JOSE DOS CAMPOS

  • sou de salgueiro PE e estou a favor deles porque todo mundo tem direito a moradia todos tem que cobrar das autoridades seja de que jeito for eles apenas tao lutando pelos seus direito.

  • Luis

    Ai vinicius, leva eles para morar do lado da sua casa e pegar a luz e agua no gato ter TV via satélite HD carro seminovo e sair dando risada da sua cara na hora que vc chegar da escola por volta das 23:50 e te roubarem tudo. Tinha gente de bem acho que uns 25% o resto nimguém procurou a prefeitura para o auxilio. O lider deles se negou a receber ajuda da prefeitura e esta em uma igreja e disse que vai para a rua mas não aceita a ajuda do governo acho melhor revermos os lideres que temos a começar por ele que sempre esta envolvido nesse tipo de protesto.

Leave a Reply

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>